• Página Anterior

    Nova rodada de reunião na CAS

    2017-11-22

    Fonte: IBA

    O IBA teve participação em nova reunião da Comissão Atuarial da Susep (CAS) que teve por objetivo o plano de regulação para 2018. No encontro, foram pontuados assuntos que provavelmente tenham espaço para discussão no próximo ano.
     
    A SUSEP, no âmbito da CGMOP, definiu que vai consolidar as alterações normativas para fazê-las uma vez ao ano, evitando um excesso de alterações, e desta forma ficou também ajustado que o ideal é que as atualizações do CPA-002 de Auditoria Atuarial sejam finalizadas até o meio de cada ano, permitindo que sejam adotadas, se for o caso, na data base de auditoria do mesmo ano. "A Superintendência estará retomando o envio as informações de solvência das supervisionadas, entretanto sem os dados do PLA", explica o Diretor de Seguros, Capitalização, Previdência Complementar Aberta do IBA, Éder Gerson Aguiar de Oliveira (foto).
     
    Foram comentados alguns pontos dos trabalhos de auditoria atuarial, principalmente em relação ao nível de cobrança que estão sendo feitos aos atuários independentes, os quais acabaram sendo discutidos em outra reunião com o mercado, esta realizada em 25 de outubro.
     
    "Houve também a atualização dos Grupos de Trabalho, a exemplo do GT de revisão dos fatores do Capital do Risco de Subscrição (danos), os quais foram definidos e deverão vigorar já a partir de 31 de dezembro deste ano, se a aprovação do CNSP ocorrer em tempo", esclarece Éder Aguiar.
     
    A SUSEP informou que todas as modificações previstas na Resolução CNSP 321/2015 serão submetidas ao CNSP, cuja ideia é que sejam colocadas em consulta pública para aprovação em dezembro deste ano.