• Página Anterior

    Editora Roncarati promoverá workshop sobre a estrutura de gestão de riscos

    2016-04-11

    Editora Roncarati

    No primeiro evento do ano, a Editora Roncarati colocará em discussão um tema que interessa muito aos profissionais que atuam na área de gestão de riscos, controles internos e auditoria. Trata-se do workshop “Estrutura de Gestão de Riscos – Praticando a Circular Susep 521/2015”, que será realizado no dia 27 de abril, das 8h às 13h, no auditório da KPMG, na Rua Arquiteto Olavo Redig de Campos, nº 105, Torre A, 6º andar, Chácara Santo Antonio, em São Paulo (SP).
     
    O workshop será ministrado por Assizio de Oliveira, presidente da Comissão de Controles Internos da CNseg, juntamente com outros profissionais da área. No conteúdo programático constam os esclarecimentos sobre a circular, bem como as definições gerais e conceitos, além das ações a adotar, os prazos e a auditoria. Assizio informa que pretende abordar o assunto da forma mais prática e produtiva possível, discorrendo sobre as razões da norma, as referências globais e locais e, ainda, as ações práticas aplicáveis, tanto na operação como no seu monitoramento.
     
    Embora as seguradoras tenham prazo até 2017 para implantarem completamente suas estruturas de gestão de riscos, ainda neste ano deverão nomear um gestor de riscos. Por isso, Assizio acredita que vale a pena iniciar logo esse processo. “A elaboração, desde já, de um projeto de estrutura de gestão de riscos, com ações coordenadas e sinérgicas distribuídas em um planejamento, coloca a seguradora em situação confortável, evitando correrias de última hora e improvisações inconvenientes”, orienta.
     
    Para Assizio, se o projeto já puder ser acompanhado pelo gestor de riscos, muito melhor. “Certas avaliações, que são parte de sua função futura, poderão ser adiantadas, com a consequente antecipação de ajustes”, diz. Segundo ele, o workshop ajudará nesse sentido, principalmente, ao esclarecer pontos da norma que são vitais para a sua boa e adequada implantação, como, por exemplo, perfil de risco e apetite de risco.
     
    A gestão de riscos pode ajudar as empresas a enfrentarem a crise econômica? A resposta de Assizio é sim. Porque a gestão de riscos implica antecipar a possibilidade da ocorrência e o impacto de eventos, inclusive externos, e, ainda, vislumbrar quais as respostas adequadas para o caso desses eventos de fato acontecerem. Assim, parece lógico, em sua opinião, que boas e adequadas práticas de identificação, avaliação e tratamento de riscos fazem com que as empresas que as dominam acabem sendo menos afetadas por crises.
     
    “Nesse contexto, na gestão de seus riscos estratégicos, uma empresa que, num passado recente, tenha se debruçado sobre o risco país e se preparado para a possibilidade de ele vir a ocorrer, seguramente está menos exposta que as demais que não tiveram esse cuidado”, diz.
     
    Serviço
     
    Workshop “Estrutura de Gestão de Riscos – Praticando a Circular Susep 521/2015”
    Data e horário: 27 de abril de 2016 – das 8h às 13h
    Local: Auditório da KPMG, na Rua Arquiteto Olavo Redig de Campos, nº 105, Torre A, 6º andar, Chácara Santo Antonio, em São Paulo (SP)
    Palestrante: Assizio de Oliveira, presidente da Comissão de Controles Internos da CNseg
    Realização: Editora Roncarati - Apoio: KPMG
    Investimento: R$ 650,00 (desconto de 10% para clientes da Editora Roncarati)
    Informações pelo e-mail: cursos@editoraroncarati.com.br ou telefone (11) 3073-0106
     
    Informações à imprensa com Márcia Alves – madlis@uol.com.br – (11) 99882 4780