• Página Anterior

    Roberto Westenberger assume diretoria na Assal

    2015-04-17

    Fonte: CNSeg

    A Superintendência de Seguros Privados (Susep) terá assento na Diretoria da Associação de Supervisores de Seguros da América Latina (Assal). O superintendente da Susep, Roberto Westenberger, foi eleito nesta quinta-feira (16) diretor do órgão com apoio dos principais países da região. Fundada em 2009, a Assal conta com 21 associados. “O Brasil, como maior mercado de seguros da América Latina e com as boas relações que mantém com todos no Continente, se sente honrado com essa participação na Assal”, afirma Westenberger.
     
    A Associação é formada por 19 países latino-americanos e tem Portugal e Espanha como membros convidados (sem direito a voto). Com sede no Chile, a Assal tem como objetivo trocar informações sobre legislação dos mercados, métodos de controle e fiscalização, promoção de cooperação entre seus associados, incentivo à educação financeira, entre outras ações. Segundo Westenberger, o ingresso da Susep na Assal ocorreu a partir de uma aproximação com o órgão e com seus membros. “Inicialmente manifestamos o desejo de participar da Diretoria da Assal e, em seguida, costuramos o apoio político com os principais países da região, de modo a assegurar a eleição da Superintendência”, disse Westenberger.
     
    De acordo com o superintendente, não havia sentido no fato do Brasil deter o maior mercado de seguros da América Latina e não participar no processo decisório da Assal. “A vocação do nosso país é de liderança na região, portanto, torna-se mandatória a assunção de um papel de protagonismo nesta Associação”, ressaltou Westenberger.
     
    A Susep, de acordo com o superintendente, vem buscando uma maior participação internacional e, consequentemente, vem se aproximando das entidades internacionais que congregam os órgãos supervisores de vários países. O ingresso do Brasil na Diretoria da Assal é parte desse processo. “Pretendemos com isso passar a influenciar as decisões desses órgãos de modo a resguardar os interesses do mercado segurador brasileiro”, explica Roberto Westenberger.
     
    O processo de internacionalização da Susep, afirma Roberto Westenberger, pretende se estender a outros continentes. “A Susep começa a caminhar de forma decisiva no sentido de participar mais dos fóruns internacionais de seguros e ampliar a colaboração com os órgãos supervisores de outros países. O próximo passo será a Associação Mundial dos Reguladores de Seguros (IAIS), tendo já solicitado a participação nos Comitês Técnico e de Estabilidade Financeira.”, revelou Westenberger.