• Página Anterior

    Terra Brasis lança versão online do mapa de catástrofes brasileiras

    2015-04-16

    Fonte: Sonho Seguro

    A resseguradora local Terra Brasis lançou no 4o. Encontro de Resseguro, realizado nos dias 14 e 15 de abril no Rio de Janeiro, com apoio da CNseg, a versão eletrônica do Mapa de Catástrofes Naturais Brasileiras, que, por sua característica dinâmica, é a evolução da versão física desse estudo, publicado em Agosto de 2013. Essa nova ferramenta possibilita pesquisas amplas, englobando todo o território nacional, assim como pesquisas mais detalhadas, por meio das opções de filtros ou pela função zoom.
     
    As buscas por eventos podem ser realizadas por CEP, tipo de evento, região e ano de ocorrência (2010-2013), permitindo que uma ou mais opções sejam selecionadas ao mesmo tempo, possibilitando várias frentes de análises. Os eventos são diferenciados por cores e agrupados em esferas, que podem ser dissociadas a qualquer momento por meio da função zoom, até que o número máximo de eventos por esfera seja atingido. A partir desse ponto, acessam-se todas as informações referentes ao campo, como o nome do município, a mesorregião e as coordenadas, com um simples clique.
     
    O mapa Terra Brasis de Catástrofes Naturais Brasileiras (2010 a 2013) foi confeccionado com base em informações disponibilizadas ao público pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, à qual somos imensamente gratos. Os dados apresentados refletem a ocorrência em municípios brasileiros que enfrentaram Situação de Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública entre os anos de 2010 e 2013.
     
    Para reconhecimento federal, desastre é o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um cenário vulnerável, causando grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade, envolvendo extensivas perdas e danos humanos, materiais, econômicos ou ambientais, que excede a sua capacidade de lidar com o problema usando meios próprios. O reconhecimento federal de Situação de Emergência ou do Estado de Calamidade Pública se dá por meio de portaria, mediante requerimento do Poder Executivo do Município, do Estado ou do Distrito Federal afetado pelo desastre, obedecido os critérios estabelecidos na Instrução Normativa MI nº 001, de 24 de agosto de 2012.
     
    A resseguradora dividiu geograficamente os eventos por mesorregião. A mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros criada pelo IBGE, que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais.