• Página Anterior

    Swiss Re oferece seguro paramétrico de índices climáticos

    2016-05-11

    Fonte: Swiss Re

    O seguro de índices climáticos da Swiss Re Corporate Solutions é o primeiro produto do tipo paramétrico oferecido no País. Ele é voltado para setores da economia que têm receitas e custos de operação diretamente impactados por variações inesperadas no clima, como é o caso das empresas de geração de energia elétrica com fonte renovável e dos grandesplayers do agronegócio que são afetados pelo regime de chuva, vento, sol e temperatura.
     
    “Este é um produto pioneiro no mercado brasileiro e representa a nossa visão de desenvolver soluções inovadoras para as necessidades de negócio dos nossos clientes. É uma nova forma de ajudar as empresas a minimizarem eventuais perdas em seus resultados financeiros diante de eventos climáticos imprevisíveis, como excesso ou ausência de chuva por exemplo”, afirma o diretor de seguros rurais da Swiss Re Corporate Solutions, José Cullen, que já estava à frente da área em 2010, quando a companhia trouxe o seguro agrícola de receita ao País, também de forma pioneira.
     
    Os seguros de índices climáticos não somente contribuem para maior previsibilidade dos negócios das empresas, como também ajudam a melhorar a sua avaliação de crédito no mercado, uma vez que agências de rating avaliam melhor as companhias que se mostram mais resilientes a intempéries.
     
    Os seguros paramétricos baseiam-se na definição de índices para a ocorrência de eventos naturais. No momento em que o índice paramétrico é alcançado ou excedido, a apólice pode ser acionada. No caso de chuvas, por exemplo, um dos indicadores é uma precipitação pluviométrica superior a um determinado índice acordado entre segurador e segurado. Trata-se, portanto, de um modelo diferente do tradicional, que é fundamentado na ocorrência de um evento. Na prática, assemelham-se a uma operação de opção financeira, mas mais simples e flexíveis.
     
    Outro diferencial é que o valor da importância segurada nos seguros paramétricos é pré-definido em acordo com o cliente. O pagamento da indenização é mais rápido, em geral ocorre entre duas a seis semanas. O prazo de cobertura também pode ser diferente, pois é definido com o cliente.
     
    A solução desenvolvida pela Swiss Re Corporate Solutions estabelece a opção para que o cliente contrate o produto de acordo com a variável que melhor se adeque à sua atividade. Precipitação (milímetros de chuva), vazão de rio, temperaturas extremas, vento, irradiação solar e índices de El Niño são algumas das opções. É possível também realizar combinações desses riscos.
     
    “Esse não é um produto de prateleira. Temos que trabalhar em estreita colaboração com o nosso cliente para desenvolver as coberturas e índices que melhor se aplicam à necessidade do seu negócio. No caso da produção de energia eólica, pouco ou muito vento pode afetar a produção e resultados da empresa. Mas quanto de vento? Sentamos com o cliente para ajudá-lo a identificar seu ponto de equilíbrio e, assim, oferecermos uma solução que lhe garanta uma renda mínima independentemente de como o vento sopra”, explica Rodrigo Violaro, diretor de produtos climáticos para o setor de energia da Swiss Re Corporate Solutions.
     
    Mais informações: