Estatuto Social

Além de sua vertente política, a FENABER tem também como objetivo promover o desenvolvimento do mercado de resseguros brasileiro, divulgando e apoiando atividades institucionais concernentes, inclusive na formação de profissionais através do fomento de projetos de pesquisas voltados para a educação em resseguro. Estão em foco, também, incentivos a projetos que visem o aprimoramento das atividades de seguros diretos no Brasil, enquanto pressuposto essencial de toda operação de resseguro existente.

Fundada em 05 de Julho de 2007

A ABER – Associação Brasileira das Empresas de Resseguros – federação associativa civil sem fins lucrativos, congrega e representa as empresas do ramo de resseguros que atuam no Brasil. Em 30 de agosto de 2011 a ABER torna-se FENABER – Federação Nacional das Empresas de Resseguros. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, ela pode atuar em todo o país, objetivando concretizar os interesses políticos e institucionais de suas associadas, as quais ela pode representar perante o Poder Público, assim como diante de qualquer Entidade representativa do Mercado Segurador e da Sociedade Civil. Todos os Resseguradores Admitidos e Locais registrados na SUSEP podem se associar à FENABER.

Fenaber - Quem Somos

A FENABER tem desempenhado importante papel catalisador do segmento

Imbuída de tal atribuição, realizou ações voltadas à preparação de sugestões acerca da formulação do marco regulatório das atividades de resseguro no Brasil, cujo processo de audiência pública foi promovido pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP. De maneira extremamente democrática, cujo pressuposto fundamentou todo o referido processo, os integrantes da FENABER tiveram a oportunidade de apresentar suas reivindicações ao Órgão Regulador, as quais tiveram como base as respectivas experiências vivenciadas em outros mercados, lastreadas por realidades jurídicas diversas e cujas situações já tinham sido testadas em épocas diferentes. A contribuição da FENABER na formulação e aperfeiçoamento do marco regulatório brasileiro constituiu fator de estímulo não só para a sua criação, como também para a sua perenidade. A autorregulação do resseguro, fortemente praticada pelos mercados economicamente desenvolvidos, tem na FENABER o seu fórum especializado.

Organização